De WikiCampus
definição
Cognição distribuída tem como principal objecto de estudo a compreensão da organização do sistemas cognitivos (Hutchins, 2000). Em primeira instância, numa tentativa de enquadramento na área de investigação, pode-se afirmar que é do domínio da Psicologia. No entanto, para a correcta percepção do conceito associado é relevante que se tenha em consideração que a cognição distribuída busca fundamentação à área da sociologia e da ciência cognitiva. A cognição distribuída olha para uma ampla classe de eventos cognitivos e não espera que todos esses eventos se confinem à pele ou ao crânio de um indivíduo (Hutchins, 2000).
Assim, a abordagem à cognição distribuída enfatiza a natureza de fenómenos cognitivos entre indivíduos, objectos e representações internas ou externas (Françozo, 2004). Desta forma as tradicionais divisões, criadas por atropólogos e psicólogos, entre aquilo que está dentro/fora ou cultura/cognição do indivíduo, tendem a desaparecer permitindo uma maior interacção entre os diversos agentes (Rogers, 1997).
O modelo de cognição distribuída, assenta em três propriedades:
1. Os sistemas cognitivos são constituídos por mais do que uma pessoa, com propriedade intelectuais diferenciados;
2. Como existe mais do que um membro do sistema, o conhecimento possuído é altamente variável e pode ser, em alguns casos, redundante;
3. O acesso e partilha de conhecimento, viabiliza a coordenação de expectativas que emergem do sistema, e desta forma leva à concretização de acções coordenadas (Dillenbourg et al, 1992; Rogers, 1997).
Em suma, importa salientar a pertinência deste conceito para o estudo de questões relacionadas com as mais diversas áreas, nomeadamente no que concerne à educação.
Veja Também
referências bibliográficas
Dillenbourg, P., & Self, J. A. (1992). A Computational Approach to Socially Distributed Cognition. European Journal of Psychology of Education, Vol 7, 353-372.
Françozo, E., Lima, M. L. C., & Coelho, O. B. (2004). Brincando com a linguagem e criando sentidos ou cognição distribuída e emergência da linguagem. Multiciência, Vol 3.
Hutchins, E. (2000). Distributed Cognition. IESBS Distributed Cognition.
Rogers, Y. (1997). A Brief Introduction to Distributed Cognition. Retrieved from http://mcs.open.ac.uk/yr258/papers/dcog/dcog-brief-intro.pdf