SAPO Campus Wiki UA

Guia de Estilo

O conteúdo publicado na Wiki do SAPO Campus de Aveiro deve ser considerado como estando em desenvolvimento. O seu conteúdo não foi validado cientificamente pela Universidade de Aveiro.

De WikiCampus

Este artigo apresenta algumas boas práticas de estruturação de artigos[1][2][3].

Ciclo da água (Ebook)

http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=60259&page=1

É um ebook que pode facilmente ser usado na sala de aula para abordar o ciclo da água, interessante para o 1º ciclo do ensino básico.

Segundo as Tim este recurso enquadra-se em activo entrada, pois apesar de o professor introduzir uma tecnologia na sala de aula os alunos recebem a informação de forma passiva.

Tabela de conteúdo

Texto introdutório

Todos os artigos devem dispor de um texto introdutório que ajuda a contextualizar o leitor. A leitura do texto introdutório permite ao leitor decidir se encontrará no artigo a resposta às suas necessidades de informação. Assim, deve cativar o interesse do leitor, expor os pontos mais interessantes e conter um breve resumo do conteúdo do artigo.[4][5].

Este texto não requer nenhuma formatação especial. Basta inserir conteúdo logo no início do artigo, antes da primeira Secção.

Corpo do artigo

O corpo do artigo é composto pelo conteúdo principal do mesmo, excluindo o texto introdutório e eventuais Anexos.

Secções

O conteúdo de um artigo deve ser divido em secções, para facilitar a leitura e aproveitar a criação automática de um índice de conteúdo no início do artigo.

Uma secção é criada automaticamente a partir de um título ou sub-título, identificado por dois ou mais (até a um máximo de seis) sinais de igual. Quanto mais sinais de igual, menor a importância do título e da secção associada a este.

Exemplo:

Texto introdutório, antes de qualquer Secção, para contextualizar o leitor.

== Secção 1 ==
Texto da Secção 1.

=== Secção 1.1 ===
Texto da Secção 1.1.

=== Secção 1.2 ===
Texto da Secção 1.2, citando <ref>Autor (Ano): Obra.</ref>

==== Secção 1.2.1 ====
Texto da Secção 1.2.1.

== Secção 2 ==
Texto da Secção 2.

== Secção 3 ==
Texto da Secção 3.

== Links Externos ==
* [http://www.link1.com]
* [http://www.link2.com]

== Referências ==
<references/>

Anexos

Após o corpo do artigo, podemos incluir alguns anexos típicos. Para criar estes anexos usamos Secções de nível 2, identificados por dois sinais de igual. Os anexos mais comuns são os seguintes:

  • Referências
  • Ver também
  • Ler mais
  • Links externos

Incluir Notas de Rodapé

A indicação de referências e fontes de informação externas é essencial. Para citar as nossas fontes, temos que incluir dois elementos: no sítio em que queremos indicar uma fonte, inserimos a descrição da mesma dentro das marcas ref. No final do artigo, criamos uma secção chamada Notas, e inserimos a marca references.

Exemplo:

Esta afirmação tem uma fonte<ref>Autor: Obra.</ref>.

== Notas ==
<references/>

No local da indicação da fonte irá ser criado uma nota de rodapé numérica. Na secção Notas aparecerá a descrição da fonte. Este funcionamento pode ser observado neste próprio artigo.

Links Externos

É boa prática reunir todos os links que apontam para páginas externas à Wiki num Anexo próprio chamado Links Externos. Isto facilita distinguir links para artigos da Wiki de links para páginas externas. Os únicos links no corpo do artigo devem apontar para outros artigos da Wiki.

Os links para páginas externas podem frequentemente ser substituídos por referências bibliográficas.

Notas e Referências

  1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Livro_de_estilo
  2. http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Layout
  3. http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Manual_of_Style
  4. http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Livro_de_estilo/Se%C3%A7%C3%A3o_introdut%C3%B3ria
  5. http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Lead_section