SAPO Campus Wiki UA

Modelos PLE

O conteúdo publicado na Wiki do SAPO Campus de Aveiro deve ser considerado como estando em desenvolvimento. O seu conteúdo não foi validado cientificamente pela Universidade de Aveiro.

De WikiCampus

Modelos de PLEs

O grande objectivo de um PLE é que o indivíduo reúna todos os elementos de interesse para a sua aprendizagem. Apesar de existirem aspectos consensuais em torno do conceito de PLE, há também uma panóplia de estratégias, modelos e representações visuais de como pode ser entendido um PLE. Nesse contexto serão listados alguns esquemas/perspectivas de possíveis PLEs, e que tentam exprimir a diversidade de abordagens deste conceito.

Para além dos exemplos aqui referidos, existem outras perspectivas e diagramas/modelos de PLEs, que podem ser consultadas aqui.

Todos estes exemplos têm o intuito de explicitar a construção de um PLE que aglomere um conjunto de práticas participativas através das diferentes plataformas tecnológicas, centrada logicamente no indivíduo. Assim, apesar da dimensão tecnológica ser uma das bases do conceito de PLE, este é mais que uma mera visão tecnológica, uma vez que as práticas participativas (através dos diferentes serviços web 2.0 e institucionais) são essenciais para que a aprendizagem do utilizador seja sólida e em constante actualização.

Veja Também