SAPO Campus Wiki UA

Organização de Conteúdo

O conteúdo publicado na Wiki do SAPO Campus de Aveiro deve ser considerado como estando em desenvolvimento. O seu conteúdo não foi validado cientificamente pela Universidade de Aveiro.

De WikiCampus

Guia de Categorização da Wikipedia Portuguesa.

Tabela de conteúdo

Categorias

As Categorias servem para identificar artigos relacionados. Funcionam de forma semelhante às Tags que conhecemos de serviços Web 2.0 na medida em que podem ser livremente atribuídos e não são exclusivos, podendo a mesma página existir em várias categorias. Todos os artigos devem ser adicionados a pelo menos uma Categoria, visto que estas permites uma fácil navegação entre conteúdo semelhante, melhorando a qualidade da Wiki para os seus leitores.

Escolher Categorias

No contexto da Wiki da Universidade de Aveiro, existem dois tipos de Categorias: de âmbito temático e de âmbito curricular.

Artigos criados no âmbito do Mestrado em Biologia podem, por exemplo, ser identificados com a categoria "MestradoBiologia", categoria de âmbito curricular, e "Biologia", categoria de âmbito temático. Desta forma podemos claramente identificar os artigos que são criados no Mestrado, mas agrupar os mesmos com artigos criados noutros contextos, mas com temas semelhantes, através da categoria "Biologia". Se os alunos da Licenciatura em Biologia identificarem os seus artigos com as categorias "LicBiologia" e "Biologia", mantemos a identificação clara da origem, mas possibilitamos a fácil navegação entre conteúdo relacionado tematicamente.

Criar Categorias novas

Existem diversas formas para criar Categorias novas.

  • a opção mais fácil consiste em adicionar um artigo a uma categoria ainda não existente, e seguir o link para a Categoria após confirmação das mudanças no artigo. Como se dá a adição de páginas a categorias veremos já a seguir.
  • directamente através do URL: inserimos o caminho para o Namespace "Category" seguido de dois pontos (:) e o nome da categoria pretendido. Por exemplo:http://wiki.ua.sapo.pt/wiki/Category:Tecnologia.
  • através da criação de uma nova página: Se ainda não existir uma página com o nome da categoria pretendido, inserimos o mesmo no campo de pesquisa. Na página de resultados seguimos o link para criação da página. Nesta, inserimos a seguinte sintaxe:
    [[:Category:NomeDaCategoria]]
    Por exemplo:
    [[:Category:Tecnologia]]
    . Depois de confirmar, somos levados a uma página em branco com um link para a página da categoria. Seguimos este link, e somos levados a uma página com indicação que a página pretendida ainda não existe. Na caixa de edição de texto inserimos uma descrição da categoria e confirmamos.


Uma página de Categoria contém a seguinte informação:

  • uma descrição em texto, editável como um artigo normal.
  • uma lista com subcategorias, se existirem.
  • uma lista com as páginas na categoria actual.
  • uma lista com as imagens que fazem parte da categoria, se existirem.
  • uma lista com as categorias superiores, se existirem.

Adicionar uma página a uma Categoria

Para adicionar uma página a uma categoria, temos que editar a página pretendida. Basta adicionar a seguinte sintaxe algures na página:
[[Category:NomeDaCategoria]]
A sintaxe é semelhante à sintaxe de criação de uma categoria, só não tem os dois pontos (:) no início. Recomenda-se adicionar esta indicação no final da página para facilitar o seu encontro. Esta indicação cria um link visível para a categoria, num sítio definido pelo Skin que estamos a usar na Mediawiki. Normalmente, este sítio é no final da página.

Se a categoria não existir, ela será criada automaticamente. (Ao contrário da edição de Namespaces, o que facilita bastante a gestão de Categorias.) Podemos adicionar a página a várias categorias, repetindo a sintaxe na sua totalidade para as Categorias pretendidas.

Para criar subcategorias, criamos uma página de categoria normal pelo procedimento acima, com o nome pretendido. Depois, no campo de edição da descrição da categoria, adicionamos a página à categoria-mãe, criando uma subcategoria. Assim, se pretendemos criar a subcategoria Internet, dependente da categoria Tecnologia, criamos a categoria Internet p.ex. através do acesso ao URL http://link/da/wiki/index.php/Category:Internet. Depois de confirmarmos que queremos criar a nova página podemos editar o seu texto, inserindo a sintaxe
[[Category:Tecnologia]]
Se acedermos a qualquer uma destas duas categorias, encontraremos a indicação da respectiva categoria mãe ou sub-categoria.

A ordem pela qual páginas são apresentadas nas categorias depende do seu nome. A ordem exacta é a seguinte:

!"#$%&'()*+,-./0123456789:;<=>?@ABCDEFGHIJKLMNOPQ RSTUVWXYZ[\]^_'abcdefghijklmnopqrstuvwxyz{|}~

Assim, páginas que se iniciam com "!" aparecem antes de páginas com "_", e "Z" vem antes de "a". Para mudar a ordem pela qual uma página é listada numa categoria temos que adicionar um argumento à identificação da categoria a que a página pertence. Este argumento é chamado de Sort Key (ou Alternative Name) e identifica o caracter que deve ser considerado para questões de ordenação. Assim, se na página Javascript termos a indicação que esta página pertence à categoria Tecnologia, podemos indicar que a página não deve aparecer no lugar de outras páginas que se iniciam por "J", mas logo no início, indicando que o Sort Key deve ser p.ex. o asterisco. Esta indicação é feita adicionando um caracter pipe (traço vertical) depois do nome da categoria na página em questão:
[[Category:Tecnologia|*]]

Templates

Um template (ou Predefinição na Mediawiki portuguesa) permite-nos incluir módulos de conteúdo em várias páginas. Desta forma podemos criar secções semelhantes em várias páginas. Podemos passar parâmetros ao template quando o invocarmos, personalizando o conteúdo para cada uso concreto.

Os templates são guardados no Namespace "Templates:". Para criar ou aceder a um Template, basta acedermos ao endereço respectivo. Assim, para criar o template "Autor", acedemos ao endereço http://link/da/wiki/index.php/Template:Autor. Se o template ainda não existir, seguimos o link para o criar. Nessa página, podemos escrever o conteúdo que quisermos, seguindo as regras de edição de conteúdo gerais da Mediawiki. Para incluir o template numa página usamos a sintaxe:
{{NomeDoTemplate}}
O maior uso de templates consiste em definir uma estrutura base de informação comum em várias páginas, e personalizar a disposição final dessa informação parametrizando cada chamada individual. Para tal, temos que adicionar as variáveis que queiramos na definição do template. A definição de uma variável no template dá-se por três chavetas, {{{NomeDaVariável}}}. Podemos também definir valores por defeito, usando para tal um pipe (barra vertical) entre o nome da variável e o valor por defeito pretendido:
{{{nome|Sem Nome}}}

Podemos definir o nosso template Author com o seguinte conteúdo:

  • Nome:
    {{{nome|Sem Nome}}}

  • Email:
    {{{email|Sem Email}}}

  • URL:
    {{{url|http://www.google.com}}}

Para chamar o template com informação personalizada, temos que especificar o nome das variáveis com o seu conteúdo desejado no momento de chamada do template. Assim, para inserir o template Author numa página, podemos efectuar a seguinte chamada:

{{Author|nome=Nome Exemplo|email=nome@host.com|url=http://www.exemplo.pt}}

As variáveis individuais separam-se pelo caracter pipe. Se omitirmos uma variável que estiver especificada, será apresentado o valor por defeito indicado na página do template. Se não houver valores por defeito, será mostrado a definição da variável, {{{NomeDaVariável}}}. Como este caso é indesejável, convém sempre indicar valores por defeito na definição do template.

Espaços Nominais

Espaços Nominais, ou Namespaces, no original, servem para agrupar páginas do mesmo tipo. Desta forma, podemos dividir a Wiki em áreas funcionais diferentes. Estas áreas funcionais contêm funcionalidades que vão para além da simples consulta e edição de conteúdo. Dito de outra forma, os Namespaces permitem-nos separar tudo o que é funcionalidade avançada da área de consulta de informação normal.

Os Namespaces não são criados pelos utilizadores. A Mediawiki vem com 18 Namespaces pré-definidos, e os administradores podem criar Custom Namespaces.

A identificação e acesso do Namespace dá-se pelo URL. O nome do Namespace é a palavra antes dos dois pontos (:) no endereço da página actual. Assim, o endereço http://link/da/wiki/index.php/Special:Upload aponta para o Namespace "Special", página "Upload".

A lista dos Namespaces existentes por defeito é a seguinte:

  • Media
  • Special
  • Main
  • Talk
  • User
  • User_talk
  • Project
  • Project_talk
  • Image
  • Image_talk
  • MediaWiki
  • MediaWiki_talk
  • Template
  • Template_talk
  • Help
  • Help_talk
  • Category
  • Category_talk

Criação de páginas em Namespaces

A maioria dos Namespaces são geridos automaticamente pela MediaWiki. As únicas em que podemos adicionar páginas manualmente são Main, Project, Template, Help e Category, e nos Custom Namespaces, caso existirem.

Para criar a página desejada, basta inserir o URL pretendido na barra de localização do Browser. Assim, se quisermos criar a página "Guia de Edição" no Namespace "Project", inserimos o endereço "http://link/da/wiki/index.php/Project:Guia de Edição". Se o Namespace não for reconhecido, a página será criada no Namespace Main.

Uma página só pode existir num único Namespace. Podem existir páginas com o mesmo nome em Namespaces diferentes, mas irão ser tratadas como páginas diferentes.