SAPO Campus Wiki UA

SAPO Campus

O conteúdo publicado na Wiki do SAPO Campus de Aveiro deve ser considerado como estando em desenvolvimento. O seu conteúdo não foi validado cientificamente pela Universidade de Aveiro.

De WikiCampus

Tabela de conteúdo

O que é o Sapo Campus?

O Sapo Campus é uma plataforma integrada de serviços Web 2.0 desenhada especificamente para o contexto do Ensino Superior. Baseada nos conceitos-chave de abertura, partilha e comunicação, pretende desafiar as comunidades universitárias (alunos, professores, investigadores, serviços,...) a partilharem com o exterior aquilo que são capazes de construir e, ao mesmo tempo, fornecer uma ferramenta que permita, a cada membro, construir o seu ambiente de aprendizagem pessoal. Actualmente o SAPO Campus encontra-se disponível na Universidade de Aveiro e pode ser consultado em http://campus.ua.sapo.pt. Todos os membros da comunidade desta instituição, aqueles que possuem um acesso através do Utilizador Universal, podem registar-se e passar a usufruir de todos os serviços disponibilizados. Quem não é membro da comunidade pode consultar toda a informação partilhada e participar com os seus comentários.

Ficheiro:logo_sapocampus.png

Quem apoia este projecto?

O projecto é desenvolvido na Universidade de Aveiro, no âmbito do [labs.sapo/ua], com o apoio do SAPO e da TMN. Neste momento o Sapo Campus apenas está disponível para a comunidade da Universidade de Aveiro, mas em breve começará a ser disponibilizada a possibilidade de adesão para outras instituições! O SAPO Campus vai fornecer mecanismos que permitem uma integração com alguns sistemas de informação das diferentes instituições de ensino e permitirá uma configuração adequada a cada cenário de utilização. 
O desenvolvimento da plataforma é suportado por uma equipa multidisciplinar que envolve docentes, investigadores e alunos (1º, 2º e 3º ciclos) da Universidade de Aveiro, contando com o apoio de vários programadores profissionais do SAPO. Toda a infra-estrutura tecnológica é fornecida e suportada pelo SAPO de modo a garantir excelentes níveis de performance e segurança da informação.

Que novidades oferece o Sapo Campus?

A plataforma Sapo Campus oferece serviços de partilha de conteúdos multimédia semelhantes aos principais serviços actualmente existentes na Web 2.0 (blogs, wiki, partilha de fotos, partilha de vídeos e partilha de links), baseados nos serviços que o SAPO actualmente disponibiliza a toda a comunidade de língua Portuguesa. Uma das vantagens da utilização destes serviços nesta plataforma é a integração com um único login de acesso fornecido pela instituição, que no caso da Universidade de Aveiro corresponde ao Utilizador Universal. A integração dos dados de autenticação é assegurada por um mecanismo de federação que garante que esses dados apenas são validados ao nível da tua instituição. Dentro do Sapo Campus, todos os utilizadores registados têm os mesmos direitos e responsabilidades, garantindo que todos podem usufruir livremente dos serviços disponibilizados. Os conteúdos publicados são disponibilizados para toda a Web segundo o modelo de uma licença Creative Commons que é apresentada no momento do registo.

Para os seus utilizadores registados, o Sapo Campus também oferece um espaço pessoal de aprendizagem - o Campus My.UA. Este espaço é baseado numa plataforma de widgets (semelhante ao Netvibes), mas que conta com novas funcionalidades adequadas às necessidades dos diferentes públicos de uma instituição de Ensino Superior. As principais funcionalidades estão organizadas em espaços virtuais do Campus My.UA: My Home, Perfil, Portefólio, Presenças, Disciplinas, Avaliação.

My Home

O My Home é o espaço onde é possível organizar os feeds de RSS das fontes de informação mais relevantes para cada utilizador e adicionar Widgets que permitem abrir o Sapo Campus a ferramentas e serviços disponibilizados externamente. É já possível adicionar widgets para alguns dos serviços mais relevantes na Web (Twitter, SlideShare, Google Calendar, Mail,…), serviços da UA (notícias, propostas de emprego, lista de espera dos SAC, vídeos do SCIRP,…) e serviços do SAPO (mapas, itinerários, tempo, farmácias, tek, cinema, desporto, bookworms,…). Não esquecemos a componente de diversão e adicionámos alguns jogos clássicos e recursos humorísticos :)

Perfil

Na área de perfil estão disponíveis e podem ser alterados os dados pessoais de cada utilizador. Existe uma componente pública onde é apresentada a actividade de cada utilizador na plataforma Sapo Campus. Brevemente, cada utilizador poderá adicionar ao seu perfil a sua actividade noutras plataformas sociais. Também é possível gerir a lista de contactos/amigos e, no futuro, consultar a actividade mais recente dos contactos/amigos, colegas de turma, colegas de curso, colegas de departamento,…

Portefólio

Na ferramenta de Portefólio, o utilizador tem a possibilidade de seleccionar, organizar e apresentar os seus principais contributos, partilhados durante o percurso académico e pessoal. As diferentes páginas de portefólio são integradas com o perfil do utilizador de modo a construir um espaço focado na identidade digital dos membros da comunidade. Os conteúdos partilhadas no Sapo Campus são facilmente integrados no contexto do portefólio através de widgets desenvolvidas com essa finalidade. Outras widgets permitem também incluir conteúdos partilhadas em serviços de referência: youtube, flickr, slideshare,...

Presenças, Disciplinas e Avaliação

Estas são ainda áreas em desenvolvimento onde se pretende disponibilizar um conjunto de funcionalidades que permitam construir páginas de agregação públicas que podem constituir espaços dedicados a projectos, unidades curriculares, serviços, grupos ou mesmo espaços pessoais. No caso das presenças correspondentes a unidades curriculares é garantida uma integração com os serviços académicos da instituição. Desta forma, o professor tem a possibilidade de fornecer, aos seus alunos, espaços devidamente organizados com os conteúdos e as ferramentas adequadas ao arranque da unidade curricular.

O que já está disponível?

Em http://campus.sapo.pt encontra-se disponível a página de topo de toda a plataforma de serviços onde o projecto é apresentado ao público e às diferentes instituições de ensino. Em http://campus.ua.sapo.pt encontra-se a página do Sapo Campus na Universidade de Aveiro onde é possível aceder ao serviços já disponíveis (blogs, fotos, vídeos e wiki) e entrar na área pessoal do Campus My.UA (beta). Para breve estará disponível o serviços de Wikis, a área de Portefólio e o novo Perfil com a indicação dos teus contactos/amigos e a funcionalidade de integração de conteúdos partilhados noutras redes sociais.

Onde podemos saber mais sobre o Projecto?

Para seguir os últimos desenvolvimento do Sapo Campus recomendamos que visitam o nosso Blog no Sapo Campus. Para além deste, pode ainda seguir a nossa conta no twitter e visitar o blog da equipa de desenvolvimento. Participem!