SAPO Campus Wiki UA

TIC Ciências e Meio Ambiente - Sustentabilidade 7º recurso.

O conteúdo publicado na Wiki do SAPO Campus de Aveiro deve ser considerado como estando em desenvolvimento. O seu conteúdo não foi validado cientificamente pela Universidade de Aveiro.

De WikiCampus

Jogos Online cujo tema é sustentabilidade

[1]

Descrição - jogo lançado pela EDP, destinado a jovens e jovens adultos que pretende “transmitir, de forma inovadora, conceitos como a eficiência energética, mobilidade elétrica, cidades inteligentes e energias renováveis”.


[2]

Descrição - este jogo é um quiz em inglês onde ganha mais pontuação quem der respostas “mais sustentáveis”. O professor pode usar este jogo ou jogos idênticos para fazer os alunos refletirem sobre as suas atividades no dia-a-dia e o impacto que estas têm no meio ambiente.

[3]

Descrição - jogo desenvolvido para o BES, “o Planeta BES é um mundo ideal, onde as espécies animais, as plantas e todo o ambiente que o envolve se auto sustenta sem interferir com a evolução natural dos ecossistemas.” Neste espaço, que se inicia com um vídeo que nos mostra a Terra e o espaço, as crianças podem descobrir novas espécies e os sus respetivos habitats, conduzir um trator (o Buggy) e ainda um barco e outros veículos, todos movidos a luz solar. Além disso, tem ainda um concurso de inovação que tem como objetivo criar novas soluções para tornar o nosso mundo mais ecológico.

[4]

Descrição - na aplicação Construtor Verde, podemos temos originar e gerir um bairro que quanto mais “verde” for, mais rentabilizado se torna. O objetivo é, então, criar uma urbanização sustentável, harmoniosa e agradável com o ambiente.

[5]

Descrição - jogo da MacDonald’s onde temos como tarefa gerir uma empresa de fast food, que vai desde a criação de carnes até à sua venda no mercado de comidas. O jogo expõe o quanto não-sustentável uma empresa de fast food pode ser

Integração nas TIM - estes jogos são “Construtive Adoption” porque o professor fornece algumas oportunidades para os alunos usarem a tecnologia de formas convencionais de construção de conhecimento e experiencia enquanto os alunos constroem significados sobre as relações entre conhecimento prévio e um aprendizado novo, no entanto o professor faz as escolhas em relação ao uso da tecnologia.